Agosto Dourado

14/08/2021

fonte: Ana Mery

Chamado de agosto dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo a essa prática, a cor dourada se refere ao padrão-ouro de qualidade do leite materno. Sabemos dos inúmeros benefícios desse alimento para o recém-nascido. É muito completo e equilibrado do ponto de vista nutricional, sendo mais bem digerido pelo intestino delicado dos bebês; colabora para a formação do sistema imunológico, prevenindo doenças infecciosas, autoimunes, alergias e intolerâncias. Sabe-se também que bebês que foram amamentados têm menor risco de obesidade e até mesmo menor probabilidade de ter diabetes tipo II. A sucção no seio materno ainda ajuda no bom desenvolvimento da arcada dentária, prevenindo problemas de dentição e de fala. Mas, acredito que a parte mais bela é o fortalecimento do vínculo afetivo proporcionado pela relação de encontro mãe-bebê no aleitamento materno.

 

 Momento que deve ser de entrega e atenção integral ao bebê, exigindo também muita dedicação e persistência, pois é um processo que muitas vezes envolve inúmeras tentativas e, para que se efetive e perdure, necessita também de muita colaboração de quem está em volta. Existem diversos fatores que podem atrapalhar esse processo, de ordem fisiológica, social e emocional. É preciso atentar para isso e procurar logo orientação profissional, pois muitos empecilhos poderão ser ultrapassados mediante o apoio necessário em cada situação.

Amamentar é sim um ato de amor! Uma experiência muito intensa e valiosa! Mas não se deve medir o amor e o cuidado de uma mãe somente pelo ato de amamentar. Nem todas as mães, por motivos diversos, conseguem. Por isso, agosto também é o mês de ter empatia, ter um olhar e cuidado voltado àquelas mães que não têm sucesso nessa prática. O aleitamento materno deve ser sempre incentivado pelos próprios benefícios que ele traz, guardando-se o devido respeito às singularidades que envolvem as relações maternas.

 

Marina Capra é médica formada pela Faculdade de Medicina UCS com Residência em Pediatria pelo Hospital Geral de Caxias do Sul e Residência em Neonatologia pelo Hospital Geral de Caxias do Sul.