Como prevenir o câncer de mama?

01/05/2018

fonte: De Carli Radiologia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e não é raro que elas fiquem com dúvidas a respeito da doença, especialmente, sobre quais são de fato as melhores formas de prevenção.

O texto abaixo aborda os fatores de risco e os fatores de proteção associados a doença. O conteúdo foi retirado do livro “Doenças da mama: dúvidas frequentes e respostas para uma vida melhor”, organizado pelo Dr. Ricardo Antônio Boff e [et al.] e publicado em 2017.

Como posso prevenir o câncer de mama?

A prevenção não deve focar apenas nos fatores de risco associados ao câncer de mama, mas também nos fatores de proteção. Alguns fatores que aumentam o risco para desenvolver a doença, como obesidade na pós-menopausa, exposição à radiação em altas doses, exposição a pesticidas/organoclorados, terapias de reposição hormonal, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo são passíveis de intervenção; outros fatores, como sexo feminino, avanço da idade, menarca precoce, menopausa tardia, história familiar para câncer de ovário ou de mama, alta densidade mamária e mutações genéticas (BRC1 e BRCA2) não podem ser modificados.

Considerando-se os fatores passíveis de intervenção, pode-se prevenir o câncer mantendo peso saudável, dieta balanceada, praticando atividade física, não fumando e não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso. Para mulheres na menopausa, é aconselhável fazer reposição hormonal apenas quando necessário, sob orientação médica.

No caso de haver história familiar para câncer de mama ou ovário, o que pode e deve ser feito é uma investigação para identificar a possível presença de uma predisposição genética hereditária, e com base nesta avaliação, tomar decisões sobre intervenções redutoras de risco.

Fonte: Doenças da mama: dúvidas frequentes e respostas para uma vida melhor / Ana Beatriz Falcone, Antonio Luiz Frasson, Fernanda Barbosa Coelho Rocha [et al.]. Caxias do Sul, RS, Lorigraf, 2017.