A Organização Mundia de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de Julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
O acompanhamento dessas doenças é de extrema importância, pois sabe-se que elas podem evoluir para hepatite crônica, cirrose e até mesmp câncer de fígado. Neste cenário, é essencial a pesquisa de fibrose de fígado, com o objetivo de ´revenção destas graves complicações.
A Elastografia Hepática é um exame indicado para detectar e estadiar a fibrose hepática em pacientes com doença do fígado, como hepatite B, hepatice C e esteatose (acúmulo de gordura). A grande vantagem da Elastografia é que, diferentemente da biópsia, essse tipo de exame é rápido, prático e indolor, sem perfurações e cortes no corpo.
E o diagnóstico já é reconhecido como um dos mais precisos e seguros na avaliação das doenças do fígado. Como o próprio nome sugere, a elastografia avalia a elasticidade do órgão examinado: basicamente, quanto mais rígido o fígado, maior o grau de fibrose.
A Elastografia método ARFI, pela técnica Point Shear Wave (siemens S2000), disponível em nosso serviço, é realizada em aparelho de Ultrassonografia de última geração, o que permite uma avaliação completa da morfologia do fígado (dimensões, superfície, bordos e textura), assim como a presença de nódulos ou outras lesões.
Principais indicações da Elastografia Hepática:
* Estadiamento da fibrose na doença hepática crônica;
* Seguimento da fibrose heática previamente diagnosticada;
* Avaliação de pacientes com cirrose conhecida;
* Avaliação de pacientes com hipertensão porta de causa conhecida;
* Avaliação de resposta ao tratamento.
Exame realizado na De Carli Mamo & Eco.