Julho Amarelo e as hepatites virais

31/07/2018

fonte: De Carli Radiologia

Em 2010, o Ministério da Saúde instituiu que em 28 de julho seria comemorado o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. Dessa forma, o Julho Amarelo é uma campanha desenvolvida para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites mais comuns são A, B e C. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. As hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis. Já hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados.

As hepatites podem ser descobertas em exames de rotina ou testes diagnósticos. Para mais informações e dúvidas, procure seu médico e faça o teste de hepatite. Previna-se!