Outubro Rosa: informações sobre o câncer de mama

10/10/2018

fonte: De Carli Radiologia

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o blog De Carli traz durante este mês conteúdos do livro “Doenças da mama: dúvidas frequentes e respostas para uma vida melhor”, organizado pelo Dr. Ricardo Antônio Boff e [et al.].

A proposta é esclarecer as principais dúvidas associadas ao câncer de mama, bem como alertar para prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. Confira!

É verdade que o câncer de mama é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres?

O câncer de mama em todo o mundo é a causa mais comum de morte relacionada ao câncer e é responsável por 10% de todos os cânceres entre as mulheres. Estima-se que meio milhão de mulheres em todo o mundo morrem a cada ano por causa do câncer de mama. No entanto, a taxa de incidência e mortalidade por câncer de mama varia entre os países.

O câncer de mama é uma doença curável?

O câncer de mama é curável, se o tumor for removido completamente e todas as células tumorais no corpo destruídas. Isto pode ser conseguido, se o câncer for detectado numa fase inicial, sem metástases em outras partes do corpo.

De um modo geral, tem havido um aumento contínuo e progressivo na cura de pacientes com tumores mamários nos últimos anos. A estratégia combinada de diagnóstico precoce, melhores técnicas de cirurgia, e novas drogas levou a melhores resultados na luta contra o câncer da mama. O rastreio mamográfico tem contribuído significativamente para detectar o câncer numa fase precoce. A maioria dos tipos de câncer estão agora sendo detectados no Estádio 1 (em que o tumor tem dois centímetros ou menos em tamanho e o câncer não se espalhou para fora da mama), que tem um enorme impacto na sobrevida do paciente.

No entanto, se o tumor já tem metástase, não há nenhuma perspectiva de cura completa com o tratamento que temos hoje. Embora o câncer possa diminuir com qualquer tratamento, ele vai em quase todos os casos desenvolver resistência a este tratamento e, eventualmente, voltar a crescer e se espalhar.

Fonte: Doenças da mama: dúvidas frequentes e respostas para uma vida melhor / Ricardo Antônio Boff, Virgilio Sacchini, Ina Breinl [et al.]. Caxias do Sul, RS, Lorigraf, 2017.